A importância de analisar a concorrência dentro e fora do ambiente digital

Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como o concorrente atua. Por isso, a análise da concorrência das lojas físicas e online é essencial para a melhoria constante dos serviços ou produtos oferecidos pelas marcas.

“No competitivo mudo dos negócios, se diferencia a empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende e faz. Ao analisar as outras marcas do mesmo segmento, você tem a oportunidade de identificar as falhas deles, aprender com elas e fazer de uma forma totalmente diferente”, explica o co-fundador da Startwp, Leonardo Coelho.

Ajudando a compreender melhor como as empresas reagem à crises e oportunidades, quais são seus principais pontos fortes e fracos, segundo Leonardo Coelho, o primeiro passo é avaliar os objetivos atuais e futuros da concorrência. Em seguida, analisar as estratégias atuais das outras empresas para identificar oportunidades e ameaças decorrentes de suas ações.

“Após esses dois primeiros passos, avalie os recursos e investimentos da concorrência para estimar a capacidade que ela tem. Por fim, combine as análises e preveja quais as estratégias futuras dela”.

O co-fundador da Startwp ressalta que, observar a concorrência não deve ser algo limitado ao preço de produtos ou serviços, estrutura e localização –  nos casos de lojas físicas – mas sim, os investimentos em ações de marketing e relacionamento com o cliente. “Imagine como se estivesse dentro da sua própria empresa, definindo quais aspectos serão avaliados como, por exemplo, canais de relacionamento, redes sociais e estratégias de atuação. Pesquise todas as informações possíveis”, explica.

Além de se diferenciar das marcas do mesmo segmento, o resultado dessa análise está na oportunidade de identificar falhas e na possibilidade de melhorar processos internos. “Após as análises, faça as melhorias necessárias, torne o preços dos seus serviços ou produtos mais competitivos, além de impulsionar as estratégias de divulgação, atuação, foco e resultados”.

Além dos aspectos citados acima, identifique como as marcas do mesmo segmento lidam com as crises, como elas se posicionam perante causas e acontecimentos. Analise a interação, o atendimento e o pós-venda.

“Hoje, com a pandemia, sabemos que o marketing digital tem sido a grande potência das marcas dos mais diversos setores, por isso, analisar a presença do concorrente na internet é essencial. Aproveite a oportunidade para identificar as necessidades dos consumidores e que ainda não foram atendidas por nenhuma empresa. Torne a escolha e experiência do seu cliente com a sua marca inesquecível”, finaliza Leonardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com