Portrait of a successful business man on the street wearing a facemask to avoid COVID-19 – Pandemic concepts

Dia do Advogado: a profissão em tempos de coronavírus

*Márcia Glomb

Celebrado anualmente em 11 de agosto, o Dia do Advogado em 2020 poderá trazer novas reflexões e ter um significado distinto para muitos profissionais, que, como tantos trabalhadores, precisaram se adaptar à nova realidade.

A prática da advocacia requer estudo, persistência e, principalmente, muita dedicação. Estar na linha de frente da justiça não é uma tarefa fácil, todavia, é admirável a forma como muitos profissionais têm atuado em momentos difíceis, como agora, durante a pandemia da Covid-19.

No decorrer da história, o papel do advogado mostrou-se fundamental na luta pela construção da sociedade civil e, concomitante, pelos direitos dos cidadãos. No cenário atual, isso não é diferente: é preciso destacar o árduo trabalho no sentido de adequação às tantas mudanças ocorridas.

Honorários reduzidos; suspensão de prazos processuais, audiências e entregas de carteira da OAB; limitação no contato com clientes e no acesso a documentos essenciais; aumento no número de ações e processos – principalmente na área trabalhista – e discussões sobre a vigência de legislações são alguns exemplos.

A crise causada pelo coronavírus demandou – e ainda demanda – uma remodelação das relações e formatos de trabalho no meio jurídico. A classe tem mostrado o seu valor para a sociedade em diversas áreas, como no Direito Constitucional, com foco no direito à saúde, à informação e à dignidade humana; no Direito do Consumidor, em relação a cancelamentos de viagens e shows, por exemplo; e no Direito Trabalhista, provavelmente o mais movimentado, devido às novas leis e demissões.

Ninguém sabe exatamente quando a situação voltará à normalidade, no entanto, para a advocacia, e acredito que para muitas outras áreas também, essa situação atípica tem deixado algo bem marcado: a inevitabilidade do “escritório digital”. O que antes era uma alternativa ou um estilo de vida, agora é uma necessidade.

Para finalizar, desejo os parabéns a todos os advogados que, diante dos inúmeros desafios colocados a cada dia, permanecem norteados pelo senso de justiça, direito e cidadania. Seu papel é fundamental na efetivação de direitos em tempos como o de agora.

* Márcia Glomb é advogada especialista em Direito do Trabalho e atua no Glomb & Advogados Associados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com