Cloud Computing, softwares e games impulsionam faturamentos do segundo trimestre no setor de tecnologia

Receita trimestral de U$ 38 bilhões anunciada pela Microsoft supera expectativas, em época de lucros menores, e mostra que empresas e pessoas estão aderindo a tecnologias para enfrentar o atual período

A Microsoft anunciou, na última semana, receita de U$ 38 bilhões e lucro líquido de U$ 11,2 bilhões em seu quarto trimestre fiscal de 2020 (abril-maio-junho), superando as expectativas que eram de U$ 36,5 bilhões. O preço, por ação, também registrou alta: U$ 1,46 contra a estimativa de U$ 1,36. Apesar dos números positivos, houve uma queda de 15%, por conta da pandemia e também o fechamento das lojas físicas, em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou U$ 13,2 bilhões de lucro e valor de ação de U$ 1,71.

Dentre os serviços que contribuíram para o faturamento estão a tecnologia em nuvem (cloud computing), os softwares e os games. A área de computação pessoal apresentou alta de 14%. Já o sistema operacional Windows registrou aumento de 9% de receita comercial, enquanto em computação em nuvem, a receita subiu 17%. Com o advento do isolamento por conta do coronavírus, empresas tiveram de recorrer a soluções para trabalho remoto para manter as operações ativas.

No Brasil, a situação não foi diferente. A L5 Networks, primeira empresa nacional a fazer integração de telefonia IP com o Microsoft Teams, registrou crescimento de 25% apenas no primeiro mês de quarentena, implementando soluções para gestão e operação à distância.

A razão da alta, segundo o CEO da L5 Networks, Paulo Chabbouh, está relacionada ao fato de que “muitas empresas não estavam preparadas para funcionar em home office, a chegada do vírus acelerou um processo de estruturação tecnológica, que nós acreditávamos que iria acontecer em cinco anos. Houve uma quebra da resistência que alguns empresários tinham com a tecnologia e o trabalho remoto se tornou uma realidade concreta”.

Com a contratação dos serviços, muitos empresários veem a possibilidade de funcionar de forma remota com outros olhos. Em maio deste ano, a pesquisa Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e Novos Negócios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que o home office deve crescer 30% no pós-pandemia. O estudo contou com a participação de 100 empresas.

“Hoje, o empresário reconhece a importância de ter outras formas de operação, ou seja, não ficar refém apenas do espaço físico e do trabalho presencial. Com a contratação de ferramentas para trabalho online também enxerga a economia que pode ter com custos que vão desde aluguel a vale transporte, materiais de escritório, entre outros”, analisa Chabbouh.

Games

No período, a Microsoft registrou alta de 64% na área de games, o que mostra que os jogos eletrônicos também estão contribuindo para os números positivos do setor de tecnologia e as perspectivas são promissoras para os próximos meses.

O levantamento Global Games Market Report 2020 realizado pela Newzoo – consultoria especializada na análise da indústria de jogos eletrônicos – apontou que o mercado global de games deve gerar receita de U$ 159,3 bilhões no ano de 2020, um crescimento anual de 9,3%, incluindo as três segmentações do setor: console, PC e mobile. Os motivos? Segundo especialistas do setor, dentre eles estão o isolamento social e a redução da jornada de trabalho que tem levado muitas pessoas a buscarem alternativas de lazer e entretenimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com