DCIM101MEDIADJI_0017.JPG

Greenplac, de José Roberto Colnaghi, investe na consolidação e expansão dos negócios no segundo ano da empresa

Greenplac, de José Roberto Colnaghi, investe na consolidação e expansão dos negócios no segundo ano da empresa

Com a inauguração das fábricas de resina e formol, a empresa caminha para a autossuficiência de matérias primas

Foto: Divulgação.

No seu primeiro ano a Greenplac, subsidiária do Grupo Asperbras, já havia se solidificado como indústria produtora de MDF do Brasil. Em 2020, a empresa celebra seu segundo ano com mais conquistas. Além de recordes de produção, a Greenplac participou das maiores feiras de arquitetura e urbanismo do país; além de ser reconhecida pelo crescimento econômico que trouxe para a região de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, onde a fábrica está instalada.

“Nosso maior desafio foi construir uma fábrica de MDF no Mato Grosso do Sul, começando do zero” conta José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras. “Investimos no que havia de melhor e mais moderno no mercado tanto em relação ao maquinário quanto a matéria prima e, hoje, estamos entre os grandes players do segmento no Brasil”.

O pioneirismo, a inovação e a qualidade da Greenplac não pararam na fábrica – o conceito permeia todas as ações da empresa, que busca constantemente novas formas de oferecer o melhor produto e serviço. A consolidação da empresa envolve o lançamento de novos padrões de MDF e a expansão dos negócios: em janeiro, a Greenplac implantou em seu complexo industrial, a nova fábrica de resina, uma das principais matérias primas do MDF. A unidade está integrada à indústria de MDF e já opera a todo vapor.

A caminhada para a autossuficiência na produção não parou por aí. Após a inauguração da fábrica de resina, a empresa iniciou a construção de uma fábrica de formol. Com previsão de inauguração para o segundo semestre, além de fornecer matéria prima para a própria produção vai, também, estar à venda no mercado brasileiro.

De acordo com José Roberto Colnaghi, as novas fábricas e lançamentos são partes essenciais para a autonomia da Greenplac, o que vai garantir a melhor qualidade do produto no processo produtivo. “Nossa preocupação com a excelência é o que nos desafia a continuar desenvolvendo soluções e produtos inovadores e da mais alta qualidade,” orgulha-se  Colnaghi.

Fábrica de Formol

Após a inauguração da nova fábrica de formol, a empresa será autossuficiente, tendo total autonomia na produção do MDF: do plantio do eucalipto à distribuição do produto acabado, incluindo até a energia usada para movimentar as máquinas.

A madeira é proveniente de plantações de eucalipto próprias da empresa, a energia elétrica que alimenta a indústria é produzida pela Usina Termelétrica de Biomassa da Asperbras, instalada em Guarapuava (PR), a energia é gerada a partir de resíduos de madeira reflorestada, produzida na região. Sua produção energética abastece indiretamente a GreenPlac, que é situada em Água Clara (MS), pois a energia da Usina vendida ao mercado local do Paraná, resulta em recursos que a Asperbras utiliza para adquirir energia no mercado do Mato Grosso do Sul, compensando o consumo. Além disso, a fábrica aproveita água de reuso de fontes próprias.

Sustentabilidade e qualidade

“A sustentabilidade anda de mãos dadas com a qualidade do produto”, afirma José Roberto Colnaghi. Esse é um dos motivos que leva a empresa a investir na busca por certificações reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, como por exemplo o FSC – Coc (Cadeia de Custódia). Concedido pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o selo internacionalmente reconhecido identifica florestas manejadas com responsabilidade, capazes de conciliar as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica. A empresa, que embarcou nos processos finais para a conquista do selo, deve recebê-lo na metade do segundo semestre.

Novos investimentos

Além do investimento em novas fábricas e certificações, a Greenplac expandiu seus horizontes e, em maio, abriu seu novo Centro de Distribuições em Mirassol, no interior de São Paulo. A novidade veio para agilizar o processamento e a entrega de pedidos para clientes e revendas na região de São José do Rio Preto. “A nova logística adianta a entrega do produto Greenplac e mostra o empenho da empresa em oferecer atendimento de qualidade aos seus clientes,” reforça José Roberto Colnaghi.

Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país por conta da crise causada pela COVID-19, a Greenplac não para. “Nossa estratégia é continuar crescendo e conquistar cada vez mais espaço no mercado,” garante  Colnaghi.

Grupo Asperbras

O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com