ProHound lança sistema inteligente de economia de energia de ar-condicionado Split

Sistema de controle automático reduz cerca de 20% o consumo de energia do aparelho e garante a melhor qualidade do ar no ambiente, que pode ser monitorado à distância 24 horas

Controle, inovação e economia são o que todo o empresário busca para adaptar-se a esse “novo normal”. Pensando nisso, a startup focada em oferecer soluções de automação ProHound lançou um sistema inteligente de economia de energia de ar-condicionado Split que pode reduzir uma média de 20% no consumo de energia. Desenvolvida para empresas, a solução vai controlar a temperatura por meio do calor interno (maior ou menor número de pessoas) e nível de incidência solar no ambiente, acionando ou desligando o equipamento de acordo com a necessidade.

“Além de não desperdiçar energia, o monitoramento também evita danos no aparelho pelo excesso de vezes que é ligado e desligado sem necessidade”, garante Leandro Solarenco, CEO e fundador da ProHound.

O sistema ainda controla a parte da renovação de ar e exaustão, garantindo nível de qualidade adequado para esse momento de contaminação por conta da pandemia da covid-19. Automaticamente, vai maximizar a utilização da renovação quando o ar interno precisar estar mais limpo e reduzir quando não for necessário para evitar o consumo excessivo de energia.

Por meio de uma plataforma web, tanto pelo celular quanto pelo computador, é possível visualizar informações de temperaturas externa e interna, nível de CO2 e uma série de informações disponíveis, 24 horas. O controle dos itens também pode ser feito manualmente pelo celular.

Os benefícios diretos gerados pelo sistema de automação são: economia de energia, aumento da vida útil do equipamento – uma vez que só é acionado manualmente quando necessário, melhor gestão do equipamento e identificação de falhas, garantia de qualidade do ar e climatização e, por fim, facilidade da gestão do parque de máquinas.

Segundo Solarenco, a instalação é simples e não altera o design do ar-condicionado. São sensores inteligentes instalados estrategicamente para fazer toda essa inteligência funcionar.

“Num único dispositivo é possível medir temperatura, umidade e gás carbônico como se fosse uma ferramenta utilizada por engenheiros para fazer o controle da qualidade do ar. Por meio de indicadores, cada aparelho é monitorado individualmente. Dessa forma, é possível controlar o nível de qualidade do ar sem desperdício”, comenta.

Uma questão importante, segundo o engenheiro, é a segurança do sistema. Mesmo que não haja internet via wifi, o aparelho continua em funcionamento. A solução também acumula os dados gerados diariamente para análise posterior de eficiência, podendo ser integrado com a solução corporativa na nuvem para controle do desempenho e problemas das máquinas.

Outra vantagem do sistema é o payback imediato, uma vez que o custo pode ser abatido pela economia do custo com energia e manutenção gerada pela melhor gestão e eficiência do equipamento.

Estudo

Para a comprovação da economia de energia com o uso sistema inteligente, a startup realizou uma pesquisa com uma academia (segmento escolhido pela forma de uso do ar) onde analisou o desempenho do aparelho de ar-condicionado Split sem o sistema durante um dia e comparou com o dia seguinte, quando o sistema de automação estava em operação.

É importante destacar que os dois dias de análise constataram praticamente a mesma temperatura externa e o mesmo nível de calor interno, e o resultado do dia em que o ar condicionado funcionou com a automação da ProHound foi significativamente melhor, gerando uma redução de mais de 20% no consumo de energia do equipamento.

“Além de controlar o ar-condicionado à distância, o sistema garante melhor gestão de ar no ambiente e maior aproveitamento do equipamento, levando qualidade com economia significativa da operação”, completa Solarenco.

Sobre a ProHound

A ProHound é uma startup focada em oferecer soluções de automação e gestão 4.0 no segmento de instalação e manutenção para sistemas de refrigeração e ar condicionado. Tem sob o comando o engenheiro Leandro Solarenco, que é especialista em projetos, master coach e também CEO da Vetor Frio & Clima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com