Novas práticas pós-Covid para um mundo melhor e mais eficiência nos negócios

Por Gautam Goswami *

Em 22 de abril, no 50º aniversário do Dia da Terra, Jamie Yuccas, CEO da IQAir, empresa suíça de tecnologia especializada em rastrear a qualidade do ar em cidades ao redor do mundo, fez um comentário impressionante em uma entrevista à CBS News.

Segundo ele, só em Los Angeles – cidade norte-americana campeã global em níveis de congestionamento e poluição – o lockdown por conta do Coronavírus tirou cerca de 80% dos carros de passageiros das estradas locais. Esse evento levou à uma intensa redução da poluição atmosférica e elevou o ar de Los Angeles ao posto de um dos mais limpos do planeta – e o mesmo movimento de queda nos níveis de tráfego e qualidade do ar foi detectado em outras áreas urbanas e industriais no mundo, como as cidades de Delhi e Bangkok, na Índia. Só para se ter uma ideia, pela primeira vez em quase 30 anos o Himalaia pôde ser avistado no Estado indiano de Punjab, a 160 quilômetros de distância.

Já no Brasil, imagens captadas pelo satélite Sentinel 5P, da Agência Espacial Europeia, mostraram que a quarentena também tem diminuído a poluição. As reduções mais significativas de dióxido de nitrogênio (NO2) aconteceram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.

Para pesquisadores, o fenômeno se deve principalmente à redução da circulação de veículos automotores, que – em geral – são os principais emissores do composto nas grandes cidades. Outros benefícios visíveis da quarentena sobre o meio ambiente têm sido uma maior atividade da vida selvagem e uma maior abertura do campo de visão geral. Isso sem falar na saúde e no aquecimento global.

A poluição do ar é uma das principais vilãs da saúde humana em comunidades em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição atmosférica foi responsável por 4,2 milhões de óbitos somente em 2016. A maioria dessas mortes foi causada por câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença cardíaca, acidente vascular cerebral e infecção respiratória. Isso não é tudo. Além dos impactos na saúde, a poluição do ar também contribui para o aquecimento global ou mudanças climáticas — um problema duradouro e crescente.

Nesse sentido, restam poucas dúvidas de que a paralisação forçada do comércio tem desempenhado importante papel na melhora da qualidade do ar. A questão é descobrir se os ganhos ambientais temporários deste experimento não intencional de contenção de doenças podem ser prorrogados depois da Covid-19.

Eventualmente, o comércio voltará à atividade em diferentes regiões da Terra, claro. Mas é provável que o mercado corporativo tenha uma nova perspectiva – um ambiente de negócios alterado que se tornará o “novo normal”, como agora chamam por falta de uma melhor definição do que será o mundo pós-Covid.

Realmente acredito que certos aspectos desse novo normal podem ser muito melhores que antes, até mesmo como resultado do que aprendemos trabalhando durante a provação do coronavírus. No entanto, os líderes corporativos precisam estar atentos a esse aprendizado à medida que a atividade no local de trabalho recomeça – e isso inclui estabelecer práticas recomendadas e habilitadas por e para a tecnologia. Esse fato certamente impulsionará a transformação digital e fará uma enorme diferença na vida humana e no meio ambiente. Podemos aproximar as pessoas e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade das equipes de trabalho.

Para isso, sugiro certas medidas que incluem:

– Estabelecer dias semanais de home office
Mesmo guardando as particularidades de cada empresa, alternar dias ou semanas de trabalho no escritório e fora dele permite aumentar a distância pessoal, reduz a necessidade de vagas de estacionamento e diminui a necessidade de espaço físico da empresa.

– Estruturar um home office produtivo e funcional
Para isso, é fundamental fornecer às equipes de trabalho em home office laptops, dispositivos móveis e serviços de conexão subsidiados da empresa e formular políticas de uso e supervisão de dispositivos.

– Garantir a integridade dos dados e IP da empresa no home office
O departamento de TI da empresa deve ser encarregado de configurar software de segurança nos dispositivos remotos distribuídos aos funcionários que trabalham de casa. Além disso, é imprescindível estar protegido contra ataques cibernéticos e atento aos riscos de usar Wi-Fi público para fins de trabalho.

– Restringir viagens e deslocamento de longa distância
Dependendo da função do colaborador, é possível explorar as inúmeras vantagens da conectividade remota para agilizar e intensificar o contato com clientes. Além disso, o uso de Realidade Aumentada favorece vários tipos de serviço de campo. Assim, uma boa estratégia é incentivar limitações de viagem com essas ferramentas.

– Estabelecer processos regulares de limpeza e filtragem de ar nos escritórios
Para espaços alugados, consulte o proprietário sobre melhorias estruturais e negocie procedimentos aprimorados para a higienização de ambientes com seu serviço de limpeza.

– Limitar dias de entrega para restringir o número de visitas ao escritório
A limitação dos dias de entrega beneficia a empresa, o fornecedor e quem recebe o produto. Discuta a possibilidade de estabelecer dias concretos para ela com fornecedores e considere consolidar suas principais fontes de suprimentos para o escritório.

Ao aplicar essas medidas, você não só verá sua empresa voltar aos trilhos mais fácil e rapidamente como também ajudará a reduzir sua emissão de carbono.

Agora, imagine essa mesma redução aplicada a todas as empresas, instituições e corporações do mundo que não precisam que suas forças de trabalho atuem presencialmente.  Imagine os benefícios de funcionar e manter as atividades sem problemas, com redução de custos e sem sacrifícios à produtividade econômica. Pois é!

Incrível, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com