Technology online banking money transfer, e-commerce concept. Happy young woman using smartphone with dollar bills flying away from screen isolated on gray wall office background.

App gratuito para aprender como funciona o mercado

Novo aplicativo mostra tamanho das perdas e ganhos em carteiras reais ou simuladas com a volatilidade da crise

Para quem nunca investiu e quer entender como funciona o mercado, o App SABE Invest, que acaba de ser lançado pela  SABE Inteligência em Ações da Bolsa, oferece resposta gratuitamente. A solução permite que os leigos tenham a experiência real do dia-a-dia, pois fornece aos futuros aplicadores uma fotografia do desempenho de suas carteiras fictícias praticamente online em comparação ao Ibovespa. Para isso, o usuário seleciona os papéis que seriam adquiridos, imputa a data, a cotação de compra e a quantidade de ações. A partir daí, o aplicativo faz o resto, demonstrando qual a rentabilidade ele teria no decorrer do tempo.

A solução já está sendo adotada tanto por docentes que lecionam as disciplinas de finanças e mercado de capitais quanto por pais que querem ensinar a seus filhos como investir no mercado acionário. “Acreditamos que o APP Sabe Invest será inclusive uma ferramenta importante para a comunidade acadêmica. Com ele, os professores poderão testar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos da economia e as tendências no mundo dos negócios”, afirma o CEO da SABE, Luiz Guilherme Dias.

Este foi o caso da professora Ana Batista. “Vi na ferramenta uma forma de mostrar aos alunos os princípios básicos do mercado e como é possível operar na volatilidade, além da importância da diversificação de carteiras”, conta. Em quarentena e com aulas apenas online, o App serviu para tornar a integração com os alunos mais dinâmica e prática. “Fizemos grupos, que definiram sua carteira de investimentos na mesma data. A partir de então, eles monitoram o comportamento do mercado e tomam suas decisões, elaborando relatórios semanais sobre quais os fundamentos utilizados”, diz.

A professora adotou o mesmo critério com seu filho adolescente. “Atrelei sua mesada às decisões do mercado. Ele monitora algumas ações, decide o ponto de compra e de venda. E acompanha sua carteira. O ganho ou perda obtido no período é a parte variável do seu rendimento do mês. É uma forma de aprender a lidar com o mercado e seus altos e baixos”, exemplifica.

Na funcionalidade do Sabe Invest destinada aos ainda não investidores, o usuário pode escolher as empresas que achar mais interessantes para compor suas carteiras. Elas são agrupadas em uma conta que, apesar de fictícia, passa a ser monitorada com base nos fatos reais que envolvem estas companhias. Suas variações positivas e negativas são levadas em consideração e o proprietário experimental pode ter a noção do quanto teria ganho ou perdido naquele período se tivesse aplicado realmente seus recursos naqueles ativos.

Já na funcionalidade voltada aos investidores, eles podem inserir os dados de suas carteiras reais no aplicativo. A partir deste momento o app passa a calcular o atual valor de mercado dessa carteira com base no desempenho do mercado em tempo quase real (delay de 15 min).  “Dessa forma, o investidor pode aproveitar, a qualquer momento, uma oportunidade de realização de lucro para investir em outros ativos com chance de melhores retornos”, diz Dias.

Os investidores de perfil mais passivo também podem se beneficiar utilizando o aplicativo para monitorar o desempenho do gestor do fundo ao qual confiou seus recursos. Isto porque nos dois casos, tanto na carteira real como na fictícia é feito um diagnóstico apontando quais ações estão acima ou abaixo da variação do Índice Bovespa (IBOV), baseado no fechamento do pregão regular do dia anterior  “Com essa sinalização se torna possível, a qualquer momento, fazer ajustes nas carteiras buscando melhores retornos”, conclui.

O aplicativo SABE INVEST já está disponível e pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store

Sobre a SABE INVEST

Fundada em 1995, por um grupo de analistas de investimentos, no Rio de Janeiro, a empresa une tecnologia desenvolvida à experiência, sensibilidade e visão de especialistas em Mercado de Capitais, constantemente atualizados em áreas que vão da Geopolítica ao Comportamento do Consumidor, e elabora relatórios de perfis distintos, cujo conteúdo rico ilumina as rotas, sinalizando perigos e obstáculos, indicando rumos seguros a seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com