Certificado digital já pode ser emitido à distância

Certificado digital já pode ser emitido à distância

Tecnologia de biometria facial do Serpro possibilita a emissão da certificação diretamente do celular, sem necessidade ir a um agente de registro

Já imaginou conseguir emitir um certificado digital sem precisar se deslocar até um agente de registro? Com a tecnologia de biometria facial presente no serviço de certificação digital do Serpro isso já é possível. De forma pioneira, a empresa oferece aos usuários a comodidade de emitir seu próprio certificado digital diretamente do celular, sem a necessidade de comparecer a um Agente de Registro (AR) do Serpro.

O certificado digital emitido pelo celular tem a mesma garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade à troca de informações eletrônicas que a emissão do AR, só que de forma muito mais ágil e prática.

A emissão simplificada é feita a partir de uma selfie, utilizando a própria câmera do celular do usuário, e é validada ao ser comparada com um banco de imagens oficial do governo. Após esse “autosserviço”, o usuário passa a armazenar o certificado digital em um smartcard ou em seu próprio dispositivo móvel.

“Essa tecnologia de validação facial realizada pelo próprio titular do certificado é única no mercado, tendo sido regulamentada e homologada pela ICP Brasil”, explica um dos gestores de certificação digital do Serpro, André Luiz Silva.

O certificado já está disponível e pode ser utilizado, principalmente, por servidores públicos e instituições financeiras para aprovação de empréstimos, interações com órgãos do governo, transações de comércio exterior e, ainda, programas de habitação. Em um segundo momento, o serviço de certificação do Serpro deverá ser estendido a Prefeituras, Tribunais de Justiça, Federações e Conselhos de Classe.

Reconhecimento Facial
A biometria facial é uma tecnologia criada para facilitar a identificação e a autenticação de pessoas, garantindo a segurança das informações. O processo ocorre por meio de algoritmos matemáticos capazes de mapear vários pontos do rosto a partir de características fisiológicas únicas, como o formato da boca, a distância entre os olhos e o contorno do queixo. Essas informações são criptografadas e armazenadas em uma base de dados, que são acionadas para viabilizar a identificação biométrica facial no controle de ponto e de acessos.

Passo a passo
A emissão simplificada do certificado digital acontece da seguinte forma:

* O usuário realiza a solicitação por meio do próprio portal da instituição. O ambiente web já se encarrega de buscar seus dados na base do RH.

* Após envio da solicitação, ele recebe, em seu e-mail, um link para realizar a captura da foto de seu rosto, o que pode ser realizado pelo celular ou em uma estação com uma webcam.

* A foto é validada com a do cadastro biométrico da ICP-Brasil. Caso o empregado ainda não tenha esse cadastro, o sistema verifica nas bases de dados oficiais de governo, como a do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

*Após confirmação da identificação do usuário, a solicitação é analisada por um agente de registro da própria instituição, podendo ser aprovada ou rejeitada. Uma vez aprovada a solicitação, basta fazer a instalação do certificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com