Empresas reveem vantagens na contratação de profissionais maduros

Segundo dados recentes da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas com carteira assinada aumentou, saindo de 484 mil em 2013 para 649,4 mil em 2017. Foi uma ampliação de 43% em quatro anos. Apesar de ainda existir um certo preconceito com profissionais mais maduros, muitas empresas estão revendo este conceito e enxergando os benefícios de contratar e reter pessoas experientes, com uma bagagem importante.
“São profissionais com vivência e rede de relacionamento no setor em que atuaram por vários anos, com inteligência emocional e jogo de cintura para encarar desafios, com facilidade para identificar oportunidades e que possuem maior foco no desempenho de seus projetos”, reforça Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona.
A nova visão das empresas
As corporações que estão deixando de lado o preconceito com a idade procuram no profissional maduro a redução dos riscos aos quais a organização se expõe, atrelando o conhecimento testado no campo de trabalho com a flexibilidade de incorporar o novo. “A atual visão empresarial reconhece que o profissional com mais idade tem prazer em se manter ocupado, que vai além do conhecimento do trabalho e da consciência de sua contribuição ao resultado”, afirma Vivian.
Fui contratado. Como comprovar que idade não impede produtividade?

– Conquiste relacionamentos pessoais e profissionais, pois tudo começa e termina nas pessoas.
– Desenvolva flexibilidade e opções reais de entrega de valor.
– Cultive a capacidade de observação e análise para contornar situações críticas.
– Mantenha-se atualizado com as tecnologias emergentes, o que irá ampliar sua competência.
– Sempre que houver oportunidade, coloque em prática seu conhecimento e suas habilidades em proveito da estratégia da organização e da equipe, sem a intenção de se destacar ou de mostrar que você sabe mais do que os outros.
– Mantenha a humildade e o espírito de servir. Lembre-se sempre de que você já esteve no lugar dos jovens em início de carreira.
– Seja fonte de inspiração, orientação e incentivo. Jovens precisam de estímulo para direcionar seu vigor e alcançar seus objetivos.
“O grande desafio é manter o equilíbrio entre a necessidade de se atualizar com o novo e saber mesclar com as experiências acumuladas. A convivência de várias gerações no mesmo ambiente profissional provoca um inevitável choque de valores. Como profissional maduro, contribua para que essa realidade seja uma oportunidade preciosa de troca de aprendizado”, orienta Vivian Wolff.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com