Cinco opções para evitar a armadilha da segurança sem rentabilidade

Cinco opções para evitar a armadilha da segurança sem rentabilidade

Tecnologias aumentam possibilidade de diversificação

O conservadorismo que motiva investidores na escolha por aplicações em renda fixa não é o melhor critério na hora de buscar proteção do dinheiro contra riscos. É que a desejada segurança por vezes cobra mais caro que o previsto, valendo a pena considerar outras possibilidades oferecidas pelo mercado – como as opções mais flexíveis de renda fixa ou precatórios, criptomoedas e imóveis.

“Alguns títulos de renda fixa são mais indicados para quem deseja ter uma reserva de emergência, um valor disponível para ser utilizado com rapidez numa eventualidade. É o caso das opções de alta liquidez e baixa rentabilidade, como o CDB”, destaca Francis Suenaga, CEO do Aplicativo Renda Fixa (https://apprendafixa.com.br).

Um levantamento recente mostrou que, entre os meses de janeiro a agosto de 2019, cerca de 20% dos fundos de renda fixa tiveram rendimento abaixo do da poupança, tradicional opção de investimento conhecida por seus rendimentos pouco atrativos. Neste período, enquanto a poupança rendeu 4,0%, os fundos de renda fixa renderam 4,32% em sua maioria.

“A renda fixa é uma boa forma de preservar o valor do dinheiro investido, ainda que tradicionalmente tenha de se abrir mão de ganhos maiores, como os oferecidos pelos produtos de renda variável, de maior risco, mas existem algumas opções em que se abre mão da liquidez para obter um maior retorno”, complementa Suenaga.

Conheça 5 opções para diversificar o portfólio.

RDB

O Recibo de Depósito Bancário é um título que pode ser emitido tanto por banco como por sociedades de crédito e financiamento e cooperativas. Ele tem características similares as do CDB (Certificado de Depósito Bancário), pois também é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). No entanto, a diferença que o torna mais rentável que o CDB, é a menor liquidez. Por ser um recibo, o RDB é inegociável e intransferível e quanto maior o valor e o prazo da aplicação, maiores serão os rendimentos.

LC

A Letra de Câmbio (LC) é um título emitido por financeiras como forma de captação de recursos para financiar suas atividades. Apesar de levar câmbio em seu nome, esse tipo de investimento em nada se assemelha com ativos cambiais. As LCs são ativos de renda fixa, comumente chamadas de “CDBs das financeiras”. Também contam com a garantia do FGC, possuem liquidez e rentabilidade acima da poupança. “Algumas LCs possuem liquidez diária e são muito boas para reserva de emergência também”, afirma Suenaga.

Precatórios

Para o investidor que dispõe de pelo menos R$ 10 mil e não precisa de liquidez imediata, uma alternativa mais atraente do que a renda fixa convencional são os precatórios, dívidas reconhecidas, líquidas e certas de governos municipais, estaduais e federal que podem oferecer rendimentos de 20% ao ano. Tradicionalmente esse mercado era movimentado exclusivamente pelas tesourarias das grandes instituições financeiras e fundos de investimento especializados, logo inacessível para as pessoas físicas. Mas, com a tecnologia isso mudou e o investimento pode ser feito através da plataforma da Hurst Capital (https://app.hurst.capital/). “Os robôs de investimentos, que contam com capacidade de processar informações numa dimensão sobre-humana, diminuíram exponencialmente os custos de transação inerentes à pesquisa, análise e avaliação de riscos e retornos de ativos raros ou pouco visíveis, como é o caso dos precatórios”, explica o CEO da Hurst, Arthur Farache.

Imóveis nos EUA

Com a crise brasileira e os juros baixos, têm aumentado a procura por diversificação de risco e a compra de casas em Orlando cresce a cada mês. “É possível adquirir uma casa que se pague totalmente por meio do aluguel e que ainda ofereça uma oportunidade de fonte de renda”, ressalta Ricardo Molina, autor do livro Como Ganhar Dinheiro com Vacation Homes e CEO da Talent Realty (www.talentrealty.com.br).

O rendimento proporcionado pelo aluguel de casas nos Estados Unidos varia entre 4% e 6% ao ano, o que permite o pagamento de mais de cinco prestações anuais. Porém, com o uso de portais especializados em Vacation Homes, o proprietário pode ter uma postura ativa que lhe proporcione um retorno de até 12% ao ano, com o que é possível quitar totalmente o imóvel e obter renda extra.

Stablecoins

Investir em dólares sem precisar de cofre em casa é o que oferece a primeira criptomoeda brasileira lastreada na moeda americana. Trata-se do GMC (GoMoney Coin), lançado recentemente pela GoMoney (https://gomoney.me/), plataforma de negociação de criptomoedas sediada no Brasil.

Como primeira moeda digital atrelada ao valor do dólar e, portanto, de baixa oscilação e alta praticidade e segurança, o GMC representa a solução ideal para situações como viagens ao exterior, transferência de recursos ou simplesmente como reserva de valor diante da forte alta do dólar, que se encontra no maior patamar desde setembro do ano passado. “A facilidade de conversão é um dos grandes atrativos do GMC. Como seu valor é o mesmo do dólar, o GMC pode ser convertido em qualquer outra moeda (euro, iene, real etc.) pela cotação do dia ou mantido como ativo que se valoriza seguindo a moeda americana”, explica Osman Velazquez, Co-CEO & CFO da GoMoney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

No 31º aniversário da Constituição Federal, Brasil coleciona mais de 790 mil normas vigentes

No 31º aniversário da Constituição Federal, Brasil coleciona mais de 790 mil normas vigentes Estudo do IBPT revela que foram editadas mais de 6 milhões de normas durante a vigência...

Até setembro de 2019, foram abertas cerca de 8,5 mil empresas por dia no Brasil

Até setembro de 2019, foram abertas cerca de 8,5 mil empresas por dia no Brasil Dados do Empresômetro revelam que empreendedorismo continua crescendo no país Outubro de 2019 – Ser empresário...

Advogado analisa acertos e pontos críticos da Lei da Liberdade Econômica

Para Fernando Forte, advogado do escritório Tardioli Lima, principal objetivo da lei é desburocratizar as atividades econômicas – mas alguns pontos ainda merecem atenção   São Paulo, 8 de outubro...

CNAE errada pode causar dores de cabeça para sua empresa

CNAE errada pode causar dores de cabeça para sua empresa Enquadramento indevido pode gerar transtornos como problemas com a tributação e impedir a participação em processos de licitação foto para...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com