Inteligência artificial, telemedicina e energia gerada de esgoto são contribuições do DWIH em congresso de inovação

A sétima edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro no World Trade Center (WTC), vai colocar em pauta diversas áreas como inteligência artificial, saúde, energia, educação sob a temática “Negócios inovadores viabilizados por tecnologias emergentes”. O evento, uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio do seu departamento de Tecnologia e Inovação com correalização do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), traz uma programação intensa de palestras e painéis, espaços de networking e premiações de startups.

Insights internacionais 
Nesta edição, líderes empresariais, do Governo e do mundo acadêmico vão compartilhar insights sobre a adoção de tecnologias nascentes e a criação de modelos de negócios disruptivos. Entre os palestrantes confirmados destaca-se o presidente da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), Prof. Dr. Joachim Hornegger, que fará uma keynote sobre inteligência artificial. Em dezembro de 2018, o presidente da FAU foi o responsável pela principal apresentação, durante encontro anual de alto nível da área digital do Governo alemão (Digital-Gipfel) com a presença da Chanceler Angela Merkel, sobre inteligência artificial com foco nas áreas de produção, mobilidade e saúde.

Além de Hornegger, mais dois pesquisadores da Alemanha participarão do congresso. Todos três com suas viagens financiadas pelo DWIH São Paulo. O Prof. Dr. Rolf Rossaint, professor e chefe do Departamento de Anestesiologia do Hospital Universitário da RWTH Aachen, vai falar sobre a evolução da telemedicina em atendimento pré-hospitalar emergencial no painel de saúde, ao lado de representantes da Bayer e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Barbara Waelkens, do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (Fraunhofer IGB), integrará o painel sobre energia, juntamente com representantes das empresas Siemens e Enel X, e apresentará o projeto de transformação de esgoto em biogás como combustível para a frota de veículos da Sabesp, intitulado “Beneficiamento de Biogás gerado em ETE para Utilização como Combustível Veicular”.

“Estamos trazendo palestrantes da Alemanha que falarão sobre o estado da arte das pesquisas nestas áreas como grande potencial de inovação. A inteligência artificial está revolucionando o mundo. A telemedicina abre novos horizontes na área de saúde. E o desenvolvimento de tecnologias limpas para geração de energia é um tema que não sai de moda; usar rejeitos, ou seja, material poluído, como matéria-prima para gerar energia limpa é então fantástico”, afirma Marcio Weichert, coordenador do DWIH São Paulo.

Pelo palco do Congresso também passará, pela primeira vez, a presidente do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Profa. Dra. Margret Wintermantel. A rede DWIH, com cinco unidades no mundo (Nova York, Tóquio, Nova Delhi, Moscou e São Paulo), é dirigida pelo DAAD. Presidentes de grandes empresas igualmente participarão, como Philipp Schiemer, da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Cesar Gaitán, da Festo do Brasil, e Daulins Emilio, CEO do grupo Bertelsmann. Mobilidade urbana e educação, bem como gestão, ecossistema e biodiversidade na inovação são outros temas na agenda do evento.

“Sabendo do impacto das novas tecnologias e da cultura de inovação, preparamospalestras e painéis focados em negócios inovadores que estão transformando setores como saúde, energia, mobilidade e educação. A ideia é falar sobre o papel das tecnologias emergentes e o processo de inovação, envolvidos nos negócios que estão transformando a experiência do consumidor”, explica Bruno Vath Zarpellon, diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da AHK São Paulo.
Premiação: Startups Connected
Além da grade de palestras e painéis, o Congresso será, no fim do primeiro dia de atividades, palco da premiação das startups ganhadoras do  Programa Startups Connected. A iniciativa, também realizada pela Câmara Brasil-Alemanha, identifica e seleciona startups para trabalharem em projetos baseados em desafios propostos por grandes empresas associadas e instituições alemãs, totalizando 10 categorias.

O DWIH São Paulo organiza a categoria “Alemanha” do Startups Connected, selecionando seu vencedor e viabilizando a viagem de um representante da empresa ao Brasil. Além de receber a premiação, o vencedor aproveita a estada no país para realizar contatos com potenciais empresas clientes, fornecedoras ou parceiras, bem como com pesquisadores e instituições de C,T&I, com que pode cooperar para aperfeiçoar seu produto ou serviço.

Espaço Innovation Speed Dating
Participantes do Congresso poderão acompanhar a premiação e se reunir com as startups finalistas no espaço Innovation Speed Dating, bem como com mentores e atores do ecossistema de inovação brasileiro e alemão. Os palestrantes alemães estão convidados a também receber interessados em cooperações neste espaço. Na ocasião, por meio de um aplicativo será possível solicitar reuniões diretamente com os palestrantes.

O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação conta com o patrocínio ouro das empresas BASF, Bayer, Bosch e Lufthansa; o patrocínio prata das empresas Siemens e Vulkan; e a correalização do DWIH São Paulo (Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo) e da InvesteSP.

Interessados podem fazer sua inscrição acessando o site:http://www.inovacaobrasilalemanha.com.br/. Há preços diferenciados por lotes e categorias como associados, estudantes e startups.

Concorra a cortesias para o Congresso!
O DWIH São Paulo disponibilizará cortesias para o Congresso de Inovação Brasil-Alemanha 2019. Para concorrer ao ingresso gratuito, basta enviar e-mail parainfo@dwih-saopaulo.org com as seguintes informações:

Identificação completa: nome, instituição e cargo
Motivação: em poucas linhas (5-10): por que quer participar do evento com um convite cortesia do DWIH São Paulo?

No assunto da mensagem, colocar “Cortesias para o Congresso de Inovação”.
A data limite para o envio dos pedidos é dia 12 de setembro. Os selecionados serão informados até o dia 18 de setembro.

Obs.: o DWIH São Paulo disponibilizará apenas a inscrição gratuita no evento. Custos adicionais (transporte, estadia, alimentação etc.) serão por conta do participante. Prioridade para docentes, pesquisadores e estudantes.

Serviço:
Congresso Brasil-Alemanha de Inovação
Data: 02 e 03 de outubro das 8 às 18 horas
Local: World Trade Center (WTC) – Avenida das Nações Unidas 12.551, São Paulo – SP
Inscrições e mais informações: http://www.inovacaobrasilalemanha.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com