Cinco dicas para fidelizar clientes no salão de beleza

Numa época em que as pessoas se preocupam mais com a estética, a abertura de um salão de beleza pode ser um bom investimento, mas exige atenção. Voltado principalmente ao público feminino, o setor segue aquecido, acompanhando o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Para entrar neste tipo de atividade, é preciso observar o público-alvo, o estilo de atendimento, a equipe de profissionais e o tipo de serviço que será oferecido.

Conforme levantamento do Sebrae/PR, serviços envolvendo embelezamento – como cabeleireiros, manicure, pedicure e depiladores – estão entre as atividades mais desenvolvidas por Microempreendedores Individuais (MEI): são 53.433 empreendedores (81,8% compostos por mulheres). O número corresponde a cerca de 10% do total de MEIs no Estado.

A consultora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama, que coordena o programa Empreendedores da Beleza, aponta os negócios do ramo como promissores, mesmo em tempos de crise econômica.“Quando se fala em ‘crise’, o setor de beleza é o que menos sente, porque as pessoas não deixam de ir, de ter essa preocupação com o seu bem-estar e aparência”, conta.

No entanto, o interessado deve definir bem o tipo de estabelecimento e o público-alvo. Uma clientela mais selecionada, por exemplo, de alto poder aquisitivo, vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de opções, espaços requintados e muitos funcionários. Um público com tempo escasso demanda um conceito mais simples, mas sem abrir mão da qualidade. Então, para criar uma identidade própria, é importante analisar as necessidades básicas da clientela.

A consultora do Sebrae/PR destaca, ainda, que é preciso capacitar cada profissional ­que passa a integrar a equipe e reforçar a gestão do negócio. “É importante que o salão tenha uma relação de parceria com os profissionais, porque eles é que dão o tom da conversa”, esclarece.

Confira cinco dicas para montar e manter um salão de beleza e acompanhe também as sugestões do Canal do Sebrae no YouTube:

1 – Relacionamento com clientes

Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e também promover a fidelização ao salão de beleza. Para isso, é necessário que se tenha também um atendimento diferenciado. Os clientes precisam perceber que seu ambiente é planejado para a boa execução dos serviços. Uma dica é oferecer itens de conveniência, uma boa alternativa para tornar seu negócio mais desenvolvido.

2 – Qualidade e normas

Estar atento à qualidade dos serviços que você oferece e à atualização dos produtos e das técnicas utilizadas no salão são fatores essenciais para a sobrevivência do negócio. É preciso conhecer as normas técnicas e sanitárias, pois isso é um dos fatores-chave de sucesso em salões de beleza.

3 – Marca e reputação

Sua marca deve estar direcionada ao nicho de mercado que atende e às tendências. Sua reputação vem da percepção do cliente em relação ao seu negócio. A diversificação e a divulgação são fundamentais para o segmento. O primeiro passo para definir uma boa estratégia promocional é identificar quem faz parte do seu público-alvo.

4 – Equipe e controle

Priorizar a saúde da sua equipe, apoiar a atualização de conhecimentos técnicos e estimular o uso de portfólio: tudo isso pode trazer ganhos de produtividade ao seu negócio e tende a fidelizar seus clientes.

5 – Controle financeiro e de estoque

Esteja atento, principalmente ao controle financeiro e de estoque. A falta de planejamento ou de gestão pode ser fatal para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Cruzeiros Marítimos injetaram mais de R$ 2 bilhões na economia brasileira

Números são referentes à temporada 2018/2019, que também contabilizou 462 mil cruzeiristas embarcados A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) acaba de lançar o Estudo de Perfil e Impactos...

Paraná retoma liderança nacional na produção industrial em julho

Crédito da foto: Gilson Abreu O Paraná confirmou, em julho, a boa fase no setor industrial. Segundo pesquisa mensal do IBGE, divulgada hoje (10/9), o crescimento da produção foi de...

Pesquisa mostra que brasileiro valoriza aprendizagem contínua

Levantamento feito em nove países destaca brasileiros entre os que vêem educação continuada como ferramenta essencial para evolução na carreira Em uma economia em acelerada transformação, na qual o mercado...

Brasil Brokers e Bradesco ampliam parceria para a intermediação de crédito imobiliário

A Brasil Brokers, um dos maiores grupos imobiliários do Brasil, estendeu por mais dez anos a bem-sucedida parceria entre a Credimorar, unidade de financiamento da empresa, e o Banco Bradesco...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com