Brasileiro empreende mais nos segmentos de moda e beleza

Brasileiro empreende mais nos segmentos de moda e beleza

Segundo dados do Empresômetro, esse setor foi responsável por mais de 15% das aberturas de novos negócios

Julho de 2019 – O primeiro semestre de 2019 foi marcado pelo varejo, de acordo com dados do Empresômetro, empresa especialista em inteligência de mercado. O comércio varejista foi responsável pelo maior número de empresas abertas, lojas de roupas e acessórios somaram mais de 85 mil unidades em todo o país.

Ao falarmos em moda e beleza, somados, são responsáveis por mais de 15% das mais de 15 milhões de empresas abertas durante os seis primeiros meses do ano.

“Nossos números traçam o perfil empreendedor do país, além de mostrar a preocupação desses empresários em formalizar suas atividades, e isso é excelente para a nossa economia”, diz o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Mesmo sendo setores marcados pela desaceleração, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado – ICVA, a aposta de muitos brasileiros ainda é o comércio.

“São atividades relacionadas com a vida das pessoas. Roupas, alimentação e construção têm íntima ligação com todos, e por isso o empreendedor almeja crescer nesses ramos”, diz Amaral.

Mas, segundo o empresário, esses mesmos números mostram atividades que podem ser lucrativas para quem arriscar. “Vimos que algumas atividades são pouco exploradas, como o comércio exterior e a fabricação de medicamentos para uso veterinário, e podem ser bastante rentáveis para quem souber investir nessas áreas”, afirma Amaral.

Mapa do empreendedorismo

O Empresômetro mapeou as regiões do país de acordo com o seu grau de empreendedorismo. Confira abaixo o potencial econômico e de investimento de cada uma das cinco regiões.

SUDESTE

Na Região Sudeste do país foram abertas mais de 816 mil novas empresas em 2019, são mais de 53% do total dos negócios iniciados no primeiro semestre. O estado de São Paulo, sozinho, tem uma parcela de 30,47% do total, seguido por Minas Gerais com 10,95% e Rio de Janeiro com 9,6%.

SUL

Na Região Sul, o Paraná é o estado que mais abriu empresas: foram 103 mil novos negócios, com destaque para obras em alvenaria, com 5,3 mil unidades.

NORDESTE

O estado da Bahia, maior na região, também foi responsável pelo grande número de novos empreendimentos, já somam mais de 72 mil, com as atividades de comércio varejista de roupas e cabeleireiros as mais procuradas pelos empreendedores baianos.

NORTE

Os empresários da região formalizaram quase 62 mil novas empresa entre janeiro e junho deste ano, o estado do Pará foi responsável mais de 47% desses negócios, com 29 mil unidades abertas. O destaque vai para os minimercados, atividades que aparece em segundo lugar no Estado, com 1.339 negócios abertos.

CENTRO-OESTE

Com mais de 134 mil novos negócios na região, destacam-se as atividades de moda e beleza, com o comércio varejista de roupas e acessórios as atividades mais buscadas pelos empresários, seguido pelos salões de beleza.

BRASIL

Atividade Quantidade
4781400 – COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS 85.444
9602501 – CABELEIREIROS 81.894
7319002 – PROMOÇÃO DE VENDAS 55.898
4399103 – OBRAS DE ALVENARIA 52.167
5611203 – LANCHONETES, CASAS DE CHÁ, DE SUCOS E SIMILARES 35.670
5620104 – FORNECIMENTO DE ALIMENTOS PREPARADOS PREPONDERANTEMENTE PARA CONSUMO DOMICILIAR 32.895
8219999 – PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS E SERVICOS ESPECIALIZADOS DE APOIO ADMINISTRATIVO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE 31.012
5611201 – RESTAURANTES E SIMILARES 28.060
5320202 – SERVIÇOS DE ENTREGA RÁPIDA 27.679
4712100 – COMERCIO VAREJISTA DE MERCADORIAS EM GERAL, COM PREDOMINÂNCIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS – MINIMERCADOS, MERCEARIAS E ARMAZÉNS 26.787

SOBRE O EMPRESÔMETRO

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias

Janaína Fogaça – jana@agenciadescomplica.com.br

Ulisses Dalcól – ulisses@agenciadescomplica.com.br

Fone: 41 9 9692.4573 – 41 3030-4480

Facebook/Instagram: @agenciadescomplica

Website: www.vempradescomplica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com