Setor cafeeiro conta com mais de 27 mil produtores no país

Empresômetro mostra que nem sempre número de empresas se traduz em maior produção

Abril de 2019 – Café, grãos que atribuem sabor a uma das bebidas mais consumidas ao redor do globo, é um dos maiores plantios do país. O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, são mais de 57 milhões de sacas anuais do produto, fortalecendo nossa economia.

A bebida café, extrato natural que é encontrado nas mesas, bares, restaurantes e locais de trabalho, é um dos itens indispensáveis ao brasileiro.

Segundo os dados do Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, são mais de 27 mil negócios voltados ao plantio de café e mais de 96% dessas fazendas estão localizadas no estado de São Paulo e somam 26.181 estabelecimentos.

“É fácil entender essa predominância do plantio do café quando olhamos para a história do seu ciclo no Brasil. Aquela região tem a expertise, o solo e climas apropriados que foram as mesmas características que impulsionaram o café no século XIX”, diz o empresário e diretor do Empresômetro, Otávio Amaral. 

Mas o número de empresas não quer dizer maior produção. Segundo a Conab, Minas Gerais é o maior produtor do país, com mais de 30 milhões de sacas anuais, dados de 2018, seguido pelos estados de Espírito Santo e São Paulo.  

O ciclo do café foi um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil, foi a partir dali que grande parte da urbanização do Sudeste aconteceu. Hoje, o café volta a ter a importância em nossa economia e na do mundo, uma vez que concentra quase 30% do mercado internacional.  

O Nordeste tem destaque com a Bahia, que está em terceiro lugar no ranking de fazendas e produz 10% de todo o café do país, logo atrás de Minas Gerais, como pode ser visto abaixo na tabela fornecida pelo Empresômetro:

 

ESTADO BRASILEIRO

QUANTIDADE DE EMPRESAS ATIVAS

SAO PAULO

                                                                26.181

MINAS GERAIS

                                                                      581

BAHIA

                                                                      149

ESPÍRITO SANTO

                                                                        63

PARANA

                                                                        48

GOIAS

                                                                        14

PERNAMBUCO

                                                                          8

 

 

 

Vai um cafezinho aí?

Algo que vem ganhando espaço com toda essa produção é a degustação do café em ambientes dedicados à bebida. São cafeterias e locais que atendem aos mais exigentes paladares com produtos nacionais da maior qualidade.

“Para chegar a esse patamar, o país buscou adequar sua produção à qualidade exigida em outros países, com grãos premium que garantem sabores diferentes e levam às pessoas a apreciarem cada vez mais o cafezinho”, ressalta Amaral.

O Empresômetro explica que para identificar e quantificar essas empresas por meio da atividade fica muito difícil pois “a Classificação Nacional de Atividades Econômicas- CNAE, são utilizadas no momento de abertura da empresa e definem sua atividade, mas como esses códigos muitas vezes abarcam várias negócios, não há como diferenciar uma lanchonete de uma cafeteria, por exemplo, dificultando, bastante, mensurar esse e outros mercados”, esclarece Amaral.

Para se ter uma ideia, sob a classificação das cafeterias, lanchonetes, sucos e chás, são mais de 436 mil negócios no país todo, sendo que 31% dessas empresas estão localizadas no estado de São Paulo.

Tudo isso mostra a importância do café na vida dos brasileiros, seja na manhã, tarde ou noite, seja na economia e afeta a todos, esse é um produto e um mercado promissor, pois cedo ou tarde, todos param para um cafezinho.

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                              

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias

Janaína Fogaça – Jana@agenciadescomplica.com.br

Ulisses Dalcól – ulisses@agenciadescomplica.com.br

Fone: 41 9 9692.4573 – 41 3030-4480

Facebook/Instagram: @agenciadescomplica

Website: www.vempradescomplica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Indústrias brasileiras que pretendem investir em 2020 miram aumento de produtividade com tecnologia, revela pesquisa

Indústrias brasileiras que pretendem investir em 2020 miram aumento de produtividade com tecnologia, revela pesquisa Ao invés de abrir novas plantas ou ampliar o parque industrial, gestores devem buscar soluções...

Eles vieram para ficar: os robôs serão presença constante no nosso cotidiano em 2020

Empresas estão mais aderentes a cada dia à inteligência artificial para a criação de robôs personificados de acordo com o perfil dos consumidores da marca para melhorar o atendimento ao...

Aceleradora do Grupo 3Corações investe na empresa curitibana Café do Moço

A parceria prevê investimentos iniciais na cidade de Curitiba e um plano de negócios consistente para os próximos cinco anos De olho no crescimento do mercado de cafés especiais a...

O que você precisa saber sobre o Contrato de Trabalho Verde Amarelo

A Medida Provisória 905/2019, também conhecida como Programa Emprego Verde-Amarelo, alterou diversos pontos da CLT, sendo considerada uma “minirreforma” trabalhista. A MP também introduziu ao ordenamento jurídico um novo modelo...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com