Seja um profissional de alta performance

Seja um profissional de alta performance

*  Francis Garcia

Passamos uma boa parte das nossas vidas sendo cobrados por nossos pontos fracos e dedicando muito tempo tentando desenvolvê-los. Você tem dedicado muito tempo para melhorar e desenvolver seus pontos fracos?

Certamente você já passou por algum processo de avaliação de desempenho na sua empresa, e desse processo foram identificadas competências que você deveria desenvolver. Neste momento o foco é direcionado para traçar um plano de ação e capacitação para construir ou melhorar aquelas competências onde você tem uma menor performance.

Este mesmo processo ocorre desde a época escolar onde nossos professores estavam focados em ressaltar aquelas disciplinas que você apresentava uma nota menor que as demais. Por exemplo, era muito comum dizer: “já que em matemática você tirou 7 e português você tirou 9, dedique mais tempo em matemática, pois você está indo mal e precisa concentrar todo o seu esforço nessa matéria”.

No entanto há uma nova revolução na administração moderna das empresas para a Gestão de Pessoas que foca em descobrir os pontos fortes de um indivíduo e trabalhar neles de forma muito mais estratégica para lhe proporcionar resultados excepcionais em seu desenvolvimento individual e em equipe, bem como na sua atuação como líder /auto líder e também no seu crescimento profissional.

Observou-se em vários estudos que uma pessoa pode alcançar resultados muito mais significativos ao potencializar seus talentos naturais ao invés de reduzir suas deficiências. Essa é uma das bases da psicologia positiva que busca substituir o esforço de melhorar pontos fracos pela maximização do uso dos pontos fortes de uma pessoa.

Se você quer descobrir seus pontos fortes, basta pensar: O que sou capaz de realizar com êxito de forma consistente e repetidamente? O que realmente faço com alegria e com sucesso? Vale mencionar que você não precisa ter pontos fortes em todos os aspectos de sua função para se destacar, mas sim apenas ajustar sua estratégia para maximizar e potencializar seus talentos.

Isso não é o mesmo que dizer: “ignore seus pontos fracos”, mas sim: “encontre meios de administrar suas fraquezas para aperfeiçoar seus pontos fortes de forma mais intensa”. Neste seu processo de auto conhecimento, entender suas fraquezas e encontrar diferentes formas para equilibra-las no seu dia a dia sem torná-las prioritárias é um dos desafios.

Portanto, se você quer ser um profissional de alta performance você deverá conhecer suas fortalezas e lapida-las para serem verdadeiras vantagens competitivas, encontrando o que realmente te destacará dos demais.

Que tal aceitar o desafio de encontrar seus pontos fortes? Uma excelente leitura que recomendo é o livro “Descubra seus Pontos Fortes”, onde o autor além de explicar sobre essa nova revolução, também disponibiliza um teste online para te ajudar a descobrir seus talentos e como você pode usá-lo para potencializar sua performance.

Francis Garcia é Coach Profissional e Professora com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, graduada em Administração com formação internacional pela Intrax (San Francisco – CA) e certificação em Coaching pelo IBC. 7 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, incluindo todos os subsistemas: treinamento e desenvolvimento, remuneração (Tabela Hay), benefícios, pesquisa de clima, recrutamento e seleção por competências, análise e descrição do cargo, plano de carreira, avaliação de desempenho. Experiência em consultoria de recursos humanos estratégico desenvolvendo e aplicando novos projetos, relacionados a inovação, treinamentos comportamentais e técnicos assim como a liderança no programa de integração para novos funcionários. Atualmente, fiz uma transição de carreira para área de Supply Chain, onde além de utilizar as ferramentas SAP e Power BI como ferramenta de gestão, realizo negociações para contratação corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Tudo sobre a economia do país

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?

Na hora de abastecer, qual o combustível mais econômico?   Na hora de abastecer um carro flex, a dúvida sobre qual combustível colocar em seu tanque é bastante grande. Existe...

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado?

Como evitar uma bolha de inadimplência no mercado? Por Mário Conforti Seis em cada dez brasileiros deixaram de pagar alguma conta no mês de maio por causa da pandemia. Entre...

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Banco Central aperta cerco contra lavagem de dinheiro e ocultação de bens O TreeCompliance permite a implementação imediata de qualquer política de conformidade Por Odilon Costa A partir de 1º...

Quase 2 milhões de empresas devem migrar de regime com a nova Reforma Tributária

A proposta que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional – e que tende a ser aprovada em breve – deve fazer com que cerca de 50% das empresas hoje...

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com